O projeto nasceu da necessidade de despertar o gosto pela leitura em nossos alunos. Através das leituras feitas pelos professores e das trocas de opiniões nos grupos de estudo sentiu-se o desejo de começar pela contação de histórias, atingindo assim grande público ao mesmo tempo.
De acordo com as escritoras Graidy e Kaercher (2001, p.81)
A literatura é uma arte. Arte que se utiliza da palavra como meio de expressão para, de algum modo, dar sentido a nossa existência. Se nós na nossa prática cotidiana deixarmos espaço para que essa forma de manifestação artística nos conquiste seremos, com certeza, mais plenos de sentidos, mais enriquecidos e felizes.
Não restam dúvidas de que a leitura, assim como a contação de histórias são uma arte que pode transformar vidas. Por isso a sua indispensável prática ainda na infância. E é claro que a criança não tomará gosto pela leitura se não houver incentivo por parte de seus responsáveis. Incentivo esse, que lhe proporcione prazer e desejo. E é aí que entra a contação de histórias - o fazer das palavras uma viagem pela imaginação.
Para cada quinzena os professores organizam uma história que é contada ou encenada com a ajuda de excelentes atores e atrizes que fazem parte do elenco São Domingos.
Observe a criatividade e a originalidade dos artistas em algumas histórias já contadas.
- A sopa de Pedras
- A cigarra e a formiga
- O caso do espelho
- O macaco e a velha
A platéia é recebida com música de acordo com a história. As vezes, no final da contação ficam a vontade para visitar o "trem da leitura", bem como o "baú das histórias" criado também com o objetivo de despertar o gosto pelos livros.
Escrito por: Coordenadora Rosane Maria Welter
Nenhum comentário:
Postar um comentário