terça-feira, 19 de junho de 2012

Formação Continuada

Portaria nº 043/2012

Objetivo: Desenvolver os  índices educacionais sorrisense, atendendo as reivindicações da comunidade escolar e a políticas da educação com o intuito de alavancar o sucesso cultural dos estudantes da rede municipal de ensino, propõe a implantação da Lei Complementar Municipal nº 145/2012, baseando na Lei Federal 11.738/08, no que se refere ao cumprimento do 1/3 de horas atividades na jornada de trabalho dos professores, ampliando o número de horas destinadas ao planejamento, pesquisas, reuniões pedagógicas e de pais e também de formação continuada com o objetivo principal de melhorar a qualidade dos resultados educacionais do município.
Uma vez que:
[...] tem íntima relação com o exercício da cidadania fundamentado no conhecimento. (...) O grande volume de informações exige novas competências de seleção, manipulação e compreensão de dados, de modo que se obtenha a construção crítica do conhecimento. O professor assume, então, o papel de mediador de informações, possibilitando o desenvolvimento de uma visão crítica e a emancipação, ou seja, viabiliza a capacidade de confronto, quebra da ordem vigente considerada impositiva e injusta.
CUNHA; VILARINHO, 2009, p. 6.

     De acordo com tal afirmação entendemos que assim como a sociedade está mudando o papel do professor como agente participante desta sociedade também passa por transformações. O professor passa a ser aquele que gerencia e media o acesso ao conhecimento deixando de ser apenas o transmissor do conhecimento.

Coordenadora Elisandra Garlet

Nenhum comentário:

Postar um comentário